sexta-feira, 30 de março de 2012

Acupuntura Estética


1- Quais problemas estéticos podem ser tratados com a acupuntura?
Os problemas que melhor respondem ao tratamento são celulite, gordura localizada, flacidez, acne, envelhecimento precoce, rugas, manchas, excesso de peso e queda de cabelo. Na maioria dos casos, são indicadas pelo menos 10 sessões, uma vez por semana, para sentir os primeiros resultados.
2 – De que forma as agulhas agem no organismo?
Dependendo do local onde são aplicadas, podem reequilibrar o fluxo energético e/ou acelerar o metabolismo das células, combatendo a acne, a celulite e prevenindo o envelhecimento precoce. Usadas para melhorar a oxigenação do couro cabeludo, reduzem a queda dos cabelos. Quando associadas a eletrodos, têm seu efeito potencializado por estímulos elétricos que provocam contrações musculares, combatendo a flacidez do músculo e da pele e acelerando a queima da gordura. As agulhas também estimulam o cérebro a liberar substâncias que diminuem o apetite, facilitando o emagrecimento
3 - Qual é a vantagem da acupuntura estética sobre os tratamentos convencionais? 
A principal delas é tratar a paciente como um todo, equilibrando mente e corpo. A partir daí, a pessoa se conscientiza de que o seu rosto e as suas formas são reflexos do que ela come, da forma como lida com as emoções, como trabalha, dorme, respira etc. Por outro lado, leva mais tempo e exige uma participação ativa em todo o processo, o que torna o método pouco atraente para quem deseja resultados fáceis
Não. Dependendo do ponto que é acionado, a paciente pode sentir, no máximo, pequenos choques. Mas a maioria não se queixa, até porque os efeitos relaxantes da acupuntura são muitas vezes superiores ao incômodo que a agulha possa causar. Ao primeiro sinal de dor ou desconforto, o médico deve remover a agulha.

4 – O tratamento é dolorido?
5 – O acupunturista utiliza apenas agulhas?
Não. A medicina chinesa dispõe de outras técnicas complementares, como a ventosa, que parece um desentupidor de pia e serve para drenar os líquidos e as toxinas retidos. Outro exemplo são as sementes de mostarda, que devem ser colocadas na orelha para que a paciente possa pressionar sozinha, e várias vezes ao dia, os pontos que reduzem a ansiedade. As agulhas também podem ser associadas à moxa, um pequeno cone feito com folhas moídas de artemísia em brasa, que, aplicado sobre a pele, libera um óleo que aumenta a vasodilatação local. Um conceito bastante usado, principalmente para clarear as manchas, é o da fitoterapia associada à acupuntura. Nesse caso, indico a aplicação de uma máscara fria de arroz e uma esfoliação feita com papa de aveia uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário